top of page
DRAGÃO MAIS CLARO PRETO.png

                  REVISTA CIDECOM

MISSÃO BRASIL-CHINA BUSINESS 2023

revitalizacao-2-990x788.png

               AGENDA CIDECOM

MISSÃO BRASIL-CHINA BUSINESS 2023

China avança na revitalização de áreas rurais. Uma revolução viva está ocorrendo com a revitalização de áreas rurais da China, , de acordo com um relatório recente de uma renomada universidade chinesa.

Destaque
  • Facebook
Uma revolução viva está ocorrendo com a revitalização de áreas rurais da China, , de acordo com um relatório recente de uma renomada universidade chinesa. O relatório analisou mais de 100.000 questionários e quase 5.000 blogs discutindo a situação no campo, coletados quando dezenas de milhões de chineses voltaram para casa durante o Festival do Ano Novo Chinês.

Segundo o relatório da Universidade de Wuhan, os residentes das áreas rurais, bem como seus homólogos nas cidades, têm agora a base material para uma boa vida, e um novo modo de vida está tomando forma, embora alguns problemas permaneçam aparentes.

Como o relatório para o 20º Congresso Nacional do Partido Comunista da China (PCC) deixou claro, a modernização chinesa é a modernização da prosperidade comum. Sem o bem-estar dos residentes rurais, não haveria prosperidade para todos.

Observando que as tarefas mais desafiadoras e árduas que a China enfrenta na construção de um país socialista moderno em todos os aspectos permanecem nas áreas rurais, o presidente chinês, Xi Jinping, prometeu fazer mais esforços para avançar a revitalização rural em todos os aspectos.

Mais canais de renda
Com uma grande variedade de escolhas que vão desde bolinhos de massa até massa e macarrão, Shaxian Delicacies se tornou uma “marca nacional” icônica de uma pequena empresa originária do distrito de Shaxian na cidade de Sanming, no sudeste da província de Fujian, China.

Outrora uma dispersão de comidas de mãe e pop, Shaxian Delicacies é hoje uma cadeia alimentar com cerca de 88.000 lojas no mundo inteiro e mais de 300.000 funcionários, gerando um volume de negócios anual de quase 50 bilhões de yuans (cerca de US$ 7,7 bilhões).

Ao visitar Yubang, a vila onde a marca Shaxian Delicacies teve origem, durante uma visita de inspeção na província de Fujian em 2021, o Presidente Xi sublinhou que a chave para a vitalização rural está no desenvolvimento de indústrias que se adaptam às condições locais e beneficiam a população local.

Com sua variedade de cardápio, gosto amplamente popular e preços acessíveis, a Shaxian Delicacies se tornou uma indústria de pilares em Shaxian. Hoje, mais de 90% da população ativa de Yubang está no ramo de lanches, trabalhando em cidades de todo o país.

Este boom ajudou a aumentar a renda anual per capita rural de Shaxian de 2.805 yuans em 1997 para 21.855 yuan em 2020. Também ajudou a tirar mais de 200.000 pessoas de Shaxian e suas áreas adjacentes da pobreza, em meio aos vigorosos esforços anti-pobreza do país.

A conquista do Shaxian é um epítome vivo das mudanças que estão ocorrendo em toda a China. A renda anual per capita disponível para os agricultores chineses em 2022 aumentou para 20.133 yuans (cerca de US$ 2.955), ultrapassando pela primeira vez o marco de 20.000 yuans, disse o Escritório do Grupo Central de Líderes do Trabalho Rural em fevereiro.

Em 2022, o crescimento da renda dos residentes rurais superou o dos residentes urbanos pelo 13º ano consecutivo, e a relação de renda entre residentes urbanos e rurais caiu de 2,88 em 2012 para 2,45 em 2022, diminuindo ainda mais a diferença entre a renda urbana e rural, de acordo com o escritório.

Uma bela e harmoniosa paisagem rural
Em seu primeiro documento de 2023, o governo chinês delineia as tarefas do ano para o avanço da revitalização rural em todos os níveis, com questões relacionadas à agricultura, áreas rurais e agricultores no topo da agenda por 20 anos consecutivos desde 2004.

A declaração política, vista como um indicador das prioridades políticas, destacou a necessidade de construir um campo bonito e harmonioso que seja um lugar desejável para se viver e trabalhar.

Xing Qingsong, conhecido como o “rei da criação de caranguejos” na província de Jiangsu no leste da China e um deputado do Congresso Nacional Popular, disse que proporá a construção de uma indústria nacional de sementes de caranguejo para ajudar a promover a revitalização da indústria rural e a inovação para atrair os jovens de volta ao campo.

“Como podemos permitir que os vilarejos ofereçam as mesmas facilidades educacionais, médicas e de vida que a cidade para que os jovens possam permanecer lá”? perguntou Xing. “Isto é algo em que vou me concentrar nos próximos anos”.

Como o relatório da Universidade de Wuhan concluiu, estas mudanças na vida na China rural melhoraram as condições materiais para os residentes, com os agricultores tendo passado de uma sociedade de escassez para uma sociedade de abundância. Não mais lutando pela sobrevivência, as pessoas estão agora em busca de uma vida melhor.
NOTÍCIAS BRASIL
bottom of page